Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Imigrantes Haitianos procuram Polícia Federal em Manaus para regularizarem situação no país Na busca pela regularização do visto humanitário, haitian


Vários haitianos recorrem diariamente à Polícia Federal, localizada bairro Dom Pedro, Zona Centro Oeste, buscando regularizar sua permanência no Brasil e conseguir um emprego na cidade. Alguns chegam a dormir em paradas de ônibus e em outros locais próximos à sede do órgão federal para conseguir uma das 80 senhas de atendimento.

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal do Amazonas, os haitianos estão fazendo a complementação da documentação de entrada no País, que começou no município de Tabatinga (a 1.106 de Manaus), no último dia 16. Em Manaus, eles realizam os procedimentos de registro das digitais e fazer fotos.

O atendimento, segundo a superintendência, começou na quarta-feira, 25, às 8h e a previsão é de que no final de fevereiro todos os imigrantes haitianos que estão em Manaus estejam devidamente regularizados.

Frustração

Alguns haitianos que aguardavam atendimento, disseram que há divisões de opiniões entre eles sobre o Brasil. “No Haiti, vendem uma imagem do Brasil, como se tivesse vagas de trabalho para todas as profissões. E, agora, eu vejo que não é assim”, disse o contador e ex-guia turístico Marquein, 30, que manifestou sua frustração, depois de gastar todas as suas economias, conforme ele, para vir a Manaus.

O trabalhador da construção civil, Bien Aime, 27, disse que está esperançoso e espera dias melhores. “Eu cheguei aqui de madrugada porque tenho vontade de trabalhar o quanto antes. Espero que eu tenha muita sorte e possa superar minhas dificuldades”, contou.

Todos os haitianos que entraram no País antes do último 12 de janeiro serão atendidos pela Polícia Federal e terão até três meses para se regularizarem. Os que chegaram depois dessa data, sem o visto humanitário, serão notificados a deixar o Brasil.

Em busca do trabalho

De acordo com informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE-AM), de janeiro a dezembro do ano passado, 1.391 carteiras de trabalho foram emitidas para os imigrantes do país caribenho. Este ano, os atendimentos ocorrem todas as quartas e sextas-feiras, além dos multirões dos fins de semana, com horários e local estabelecidos pelo órgão. Hoje, o atendimento acontecerá na Paróquia de São Geraldo, bairro de mesmo nome, Zona Centro Sul, das 13h30 às 16h30.

Para tirar a carteira é necessário que os haitianos levem o protocolo expedido pela Polícia Federal, Cadastro de Pessoa Física (CPF), e um comprovante de residência.

Sonho praticamente realizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário